quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Saint Exupéry e a Argentina

Muito antes de publicar “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou na Argentina. Ele desenhou rotas aéreas ligando Buenos Aires, Santiago de Chile, Assunção e a Patagônia.
Em janeiro de 1930 como ele estava voando de Buenos Aires para Assunção em seu pequeno avião, um problema técnico forçou-o a um pouso (assim como em O Pequeno Príncipe). Ele aterrissou em um campo, perto de um castelo, em Concordia, Entre Rios.

Escola espanhol Buenos Aires, cursos espanhol Buenos AiresPara sua surpresa, duas meninas se aproximaram dele falando francês. Convidaram para conhecer sua família que vivia no castelo San Carlos. Exupéry ficou com eles durante três dias até que seu avião foi consertado. Saint-Exupéry diz como isso aconteceu no Oasis (capítulo do livro Tierra de Hombres), dizendo: “Eu tinha aterrado em um campo e não sabia que ia viver um conto de fadas. Foi em um campo perto de Concordia, na Argentina “. Ele voltou muitas vezes a esse lugar para visitar seus novos amigos.





A família deixou o castelo em 1935, depois que foi saqueado e agora apenas ruínas permanecem. Mas ainda tem sua magia e vale a pena visitá-lo. Lá você também pode ver uma estátua de O Pequeno Príncipe em seu asteróide.

Fonte: http://www.verbum.biz/blog/?p=99

3 comentários:

Maria Dias disse...

Q bela descoberta!

Eu sou fã de carteirinha de Exupery e mantenho o o Pequeno Principe na minha mesinha e cabeceira pode ter certeza!rs...

Adorei saber q ele esteve tao pertinho de nós,logo alí na Argentina(Um dia ainda quero ir nestas ruinas).

Beijinhos

Maria

Arion disse...

Como eu só li o Pequeno Príncipe, gostei de saber que o Exupery tem outras obras.

Anônimo disse...

Para entender o espirito daquela época, faz-se necessário ler Terra dos Homens, Exupéry narra o encontro com duas filhas do dono deste castelo, tudo , aquela época já muito desgastado, as salas,os móveis,os bichos que elas criavam, , cobras em buracos na sala, à seus pés , e Exupéry enternecido , naquele ambiente cheio de magia, vale a pena ler o livro. Anos após , ele se pergunta, onde andariam aquelas meninas, seu pai, aquela gente encantadora. Terra dos Homens. o livro a ser lido.