sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM - O município mais indígena do Brasil

São Gabriel da Cachoeira é um município situado na região noroeste do estado do Amazonas, no Brasil. 

Distante 860 Km de Manaus, o município confronta com Colômbia e Venezuela e é considerado um ponto estratégico pelo Brasil, e por essa razão a cidade é classificada como área de Segurança Nacional, pela Lei Federal número 5.449. No município encontra-se sediada atualmente a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) do Exército Brasileiro e o 5° Batalhâo de Infantaria de Selva (5° BIS).

São Gabriel da Cachoeira foi a primeira cidade brasileira a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas. No município, nove de cada dez habitantes são comprovadamente indígenas. É o município com maior número de indígenas no país.

Embora a língua oficial seja o português, há mais três línguas co-oficiais aprovadas por lei municipal: o Nheengatu, o Tukano e o Baniwa, línguas tradicionais faladas pela maioria dos habitantes.

A economia do município baseia-se na agricultura de subsistência, principalmente mandioca, banana, abacaxi, abacate,  batata-doce e limão.

As terras indígenas abrangem cerca de oitenta por cento do território municipal sobrepondo-se ao Parque Nacional do Pico da Neblina.
O transporte é feito via aérea e via fluvial.

Fontes: http://www.achetudoeregiao.com.br/AM/sao_gabriel_da_cachoeira.htm 

Um comentário:

VELOSO disse...

Lugar lindo vivendo e aprendendo mais vivendo...