segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BR277 - A grande rodovia do Paraná

Km277, da BR277, proximidades de Irati
BR277 é uma rodovia que corta o Paraná de leste a oeste. Com 738km, liga a Avenida Portuária, no Porto de Paranaguá, no extremo leste do Paraná, à Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná. 

A BR277 faz importante ligação entre as cidades de Paranaguá, Curitiba, Campo Largo, Palmeira, Irati, Guarapuava, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Cascavel, Céu Azul, Matelândia, Santa Tereza, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

http://pt.wikipedia.org/wiki/BR-277

É chamada a Grande Estrada  por cruzar o Estado do Paraná e integrar o Brasil ao Paraguai.

Foi inaugurada em 1969 e é pedagiada em sua totalidade.

Paranaguá. Município mas antigo do Paraná, possui o maior porto do Paraná (maior exportador de soja do Brasil).
Curitiba, a Capital.
Campo Largo. Capital da louça.
Palmeira. Simpática, de clima agradabilíssimo. Berço de personalidades políticas e da cultura paranaense, dista 40km de Ponta Grossa e 78km de Curitiba. Em seu território D. Pedro II autorizou o italiano Giovani Rossi a implantar uma das únicas experiências anarquistas do mundo: a "Colonia Cecília". Em seu território existe uma colonia de alemães menonitas e na confrontação com o município de Ponta Grossa, uma colonia de russos. Auto-denomina-se a Cidade Clima do Brasil.
Irati

 Município de Prudentópolis (maioria da população de origem ucraniana).

Guarapuava. Paradoxal, seus campos foram descobertos por ordem do Rei de Portugal na era colonial. Foi o maior Município do sul do Brasil, quando ocupava 2/3 do Paraná (seus limites estavam entre os rios Paraná, Iguaçu, Ivaí e Piquiri). Embora na maioria seus habitantes sejam tradicionalistas, a cidade modernizou-se sem deixar traços da história. Com clima rígido no inverno e ameno no verão tem sua prosperidade calcada na agricultura, pecuária, serviços e comércio. É um polo regional e centro universitário. Em seu território está localizado o Distrito Entre Rios, formado por cinco colônias alemãs (possuidora de níveis de qualidade de vida que se situam entre as melhores do Brasil e da maior maltaria da América Latina). 

Laranjeiras do Sul, já ocupou o cargo de Capital do Território do Iguaçu. 



A BR277 e a Reserva Indígena no Município Nova Laranjeiras.


 Cascavel - A maior cidade do oeste paranaense
Matelândia
Santa Tereza
 Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e Argentina e sua maior atração turística (uma das sete maravilhas da Natureza) as Cataratas do Iguaçu. 
Usina Hidrelétrica de Itaipu

2 comentários:

alp disse...

Muy buenas imágenes y estupenda información... Un abrazo desde Murcia.

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)